IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC corta Selic pela 8ª vez consecutiva, e taxa cai para 8,25%

06/09/2017 20h40

São Paulo, 6 set (EFE).- O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) cortou nesta quinta-feira em um ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), para 8,25%, que assim alcançou seu menor nível em quatro anos.

Esperada pelo mercado financeiro, a redução dos juros foi a oitava consecutiva e tomada em decisão unânime pelos integrantes do Copom.

"O Comitê entende que a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural", ressaltou o órgão do Banco Central (BC) em seu relatório sobre a decisão.

A instituição disse que o "processo de flexibilização" dos juros dependerá da evolução "da atividade econômica, do balanço de riscos, de possíveis reavaliações da estimativa da extensão do ciclo e das projeções e expectativas de inflação".

Nos primeiros oito meses do ano, a inflação foi de 1,62%, inferior aos 5,42% registrados no mesmo periodo em 2016, representando o menor resultado na série histórica desde 1994, segundo os dados divulgados hoje pelo governo federal.

"O comportamento da inflação permanece bastante favorável, com diversas medidas de inflação subjacente em níveis baixos, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária", disse o Copom.

O comitê citou a "recuperação gradual da economia brasileira", que no segundo trimestre cresceu 0,2%, confirmando a linha ascendente que tinha começado no início de 2017 e que acabou com uma sequência de oito trimestres de retração.