IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Área da Expo Astana se transformará em um "crypto valley"

20/09/2017 11h43

Astana, 20 set (EFE).- O complexo onde foi realizada a Exposição Internacional de Astana (Expo 2017) até 10 de setembro passará a funcionar como um "crypto valley", segundo anunciou nesta quarta-feira o diretor do Centro Financeiro Internacional de Astana (AIFC, sigla em inglês), Kairat Kelimbetov.

"O local da Expo 2017 se transformará em uma espécie de 'crypto valley'. Há um grande interesse no mundo todo: alguns bancos centrais apoiam nesta direção e outros estão observando de perto", disse Kelimbetov.

"Por exemplo, Estados Unidos e Cingapura querem equiparar a atividade da criptoeconomia com as atividades comuns na esfera financeira. A Suíça incentiva fortemente nesta direção. O Japão apoia a algumas criptomoedas como meio de pagamento", acrescentou.

O local da Expo 2017 será ocupado pelo AIFC, que segundo Kelimbetov estará à vanguarda das criptomoedas, como bitcoins.

"Formaremos um grupo financeiro e tecnológico no território da Expo, o que criará um novo DNA da economia do Cazaquistão que, provavelmente, se transformará em uma plataforma para a modernização", afirmou o responsável do AIFC.

O centro financeiro de Astana, que estará operando no final do ano, foi criado como iniciativa do plano governamental "100 Passos Concretos", com o qual o Cazaquistão pretende estar entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo em 2050.

O AIFC, que tem um regime legal baseado nos princípios do direito inglês, espera se tornar um centro financeiro de referência para a Ásia Central, da mesma forma que o Centro Financeiro Internacional de Dubai é no Oriente Médio, na África e na Ásia Meridional.

As empresas que se unirem ao AIFC e que importarem matérias-primas e materiais para projetos de investimento estarão isentas de impostos durante 50 anos, além de contarem com outros benefícios como os vistos e regimes monetários especiais dentro do território do centro.

A Bolsa de Valores cazaque também começará a operar no final do ano como parte do AIFC e inicialmente negociará ações e valores de renda fixa, com novas classes de ativos para futuras fases.