IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade manufatureira cresce em setembro na China

30/09/2017 00h31

Pequim, 30 set (EFE).- A atividade manufatureira da China cresceu pelo 14º mês consecutivo em setembro e atingiu seu nível mais alto desde maio, informou neste sábado o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).

O índice gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China aumentou sete décimos em setembro e ficou em 52,4 pontos, frente a 51,7 de agosto.

Também aumentou o índice PMI do setor serviços, que alcançou os 55,4 pontos desde os 53,4 de agosto, o ritmo mais rápido desde junho.

Um valor acima dos 50 pontos no PMI, indicador que na China é elaborado mensalmente a partir de pesquisa com cerca de 3.000 empresas de diferentes tamanhos, é sinônimo de expansão da atividade, e abaixo dessa cifra aponta uma contração.

O indicador mostrou uma tendência de alta constante no setor manufatureiro graças à melhora da demanda tanto interna como externa e das indústrias de alta tecnologia, segundo o escritório de estatísticas.

Segundo analistas, o forte consumo de alimentos, bebidas e pelas de vestuário em relação com a comemoração do Dia Nacional e os oito dias do Festival do outono que começa neste domingo também pode ter contribuído para isso.