Bolsas

Câmbio

Dijsselbloem seguirá como presidente do Eurogrupo até janeiro

Bruxelas, 9 out (EFE).- Os ministros de Economia e Finanças da zona Euro apoiaram nesta segunda-feira a continuidade de Jeroen Dijsselbloem como presidente do Eurogrupo até janeiro de 2018, quando expira seu mandato, mesmo que deixe de ser ministro meses antes após o acordo de Governo alcançado nesta segunda-feira na Holanda.

"Disse aos meus companheiros do Eurogrupo hoje que a minha intenção era completar o meu mandato, que termina em 30 de janeiro, certamente se os colegas do Eurogrupo apoiassem. Houve um apoio unânime para isso", declarou o político holandês na coletiva de imprensa posterior à reunião de ministros da zona Euro em Luxemburgo.

Dijsselbloem acrescentou que o novo presidente do Eurogrupo será eleito na reunião dos 19 titulares econômicos da zona Euro de 4 de dezembro e que as candidaturas podem ser apresentadas nas duas semanas prévias a essa reunião.

Desta forma, afirmou o holandês, o novo presidente do Eurogrupo assumirá seu posto já na reunião de janeiro.

O apoio para que Dijsselbloem siga à frente deste grupo acontece depois que na Holanda dois partidos liberais - VVD e D66 - e dois de corte religiosa - CDA e União Cristã - confirmaram hoje que tinham alcançado um acordo de Governo, mas a nomeação dos novos ministros não ocorreu ainda.

Ainda que o mandato de Dijsselbloem como presidente do Eurogrupo termine em janeiro de 2018, seu partido, o trabalhista PvdA, não fará parte do novo Executivo da Holanda e, portanto, ele deixará de ser ministro de Finanças antes do término deste ano.

De acordo com o político, o novo Executivo holandês pode tomar posse na semana que começa em 23 de outubro e será então quando ele deixará o Ministério de Finanças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos