Bolsas

Câmbio

Missão do FMI se reúne com ministro da Fazenda da Argentina

Buenos Aires, 10 nov (EFE).- O ministro de Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne, se encontrou nesta sexta-feira com um grupo de técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) que viajou a Buenos Aires para revisar o andamento das contas públicas do país.

O Ministério não deu detalhes do conteúdo da reunião, mas indicou que a delegação foi liderada por Roberto Caldarelli. Dujovne esteve acompanhado, entre outros, pelo secretário de Política Econômica, Sebastián Galiani, pelo secretário de Fazenda, Rodrigo Pena, e pelo representante argentino perante o FMI, Gabriel Lopetegui.

Os técnicos do organismo multilateral chegaram a Buenos Aires na semana passada e se encontraram com o ministro de Finanças, Luis Caputo, o ministro do Interior, Rogelio Frigerio, e com o presidente do Banco Central argentino, Federico Sturzenegger.

Esta é a segunda missão que o FMI realiza para auditar as contas da Argentina desde a chegada de Mauricio Macri à presidência, no final de 2015. A missão tem como objetivo fazer uma revisão geral da economia da Argentina, dentro do que se conhece como "Artigo IV", que implica a visita de economistas do FMI para recolher informações e trocar opiniões com funcionários do governo, integrantes do setor privado, membros do Parlamento e organizações civis.

Após estes encontros, os técnicos levarão um relatório ao diretório executivo do FMI para análise. O diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Alejandro Werner, disse ontem, ao participar de um seminário na capital argentina, que a "estratégia " do país é a "correta".

Em sua opinião esta estratégia "já deu os seus primeiros frutos ao normalizar o balanço de pagamentos, movimentar mecanismos para diminuir a inflação, liberar a taxa de câmbio, aplicar mudanças regulatórias em nível setorial e dar ênfase à infraestrutura". Além disso, destacou que "a recuperação do investimento mostra que o setor privado coloca dinheiro na estratégia da Argentina".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos