Bolsas

Câmbio

OPEP eleva demanda mundial de petróleo por "perspectiva econômica positiva"

Viena, 12 fev (EFE).- A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) corrigiu para cima nesta segunda-feira sua previsão sobre a demanda mundial de petróleo em 2018, ao cifrá-la em 98,60 milhões de barris diários (mbd), 90.000 bd mais do que o calculado há um mês, "em reflexo da positiva perspectiva econômica".

Essa nova estimativa, publicada no relatório mensal da OPEP, indica que o consumo de petróleo do planeta superará este ano em 1,59 mbd (1,64%) o de 2017 (de uma média de 97,01 mbd).

A revisão se baseia no "constante aumento das atividades econômicas" em nível mundial, no aumento do uso de combustível no setor do transporte impulsionado pelas crescentes vendas de veículos nos Estados Unidos, na China e na Índia, "assim como os projetos expansivos no setor petroquímico", detalha o documento.

No entanto, a OPEP adverte que a demanda petrolífera tende a se ver limitada "por uma série de fatores" relacionados sobretudo com os esforços para reduzir o aquecimento global.

Entre esses elementos se destaca a paulatina substituição dos combustíveis fósseis por outras energias alternativas nos países mais industrializados, as medidas para melhorar a eficiência energética e a redução dos subsídios ao setor.

Também "se espera" que a digitalização e o desenvolvimento tecnológico em vários setores criarão um freio "relativo" do consumo de petróleo.

Mesmo assim, "se prevê que, pelo menos em curto prazo, continuará a estreita correlação entre o crescimento econômico e a demanda petrolífera".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos