IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercosul e Canadá se comprometerão nesta sexta-feira a iniciar negociações

08/03/2018 16h52

Assunção, 8 mar (EFE).- Os quatro chanceleres do Mercosul (formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) começarão oficialmente nesta sexta-feira em Assunção as negociações com o Canadá para a assinatura um acordo de livre-comércio, com a presença do ministro canadense de Comércio Internacional, François-Philippe Champagne.

Após esse ato, os negociadores do Mercosul viajarão ao Canadá em duas semanas, disse nesta quinta-feira aos jornalistas o chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga.

"Amanhã faremos o compromisso do Mercosul e o ministro de Comércio do Canadá, dando instruções para que nossos negociadores já estejam em Ottawa (Canadá) em duas semanas iniciando esse processo", explicou Loizaga.

O chanceler paraguaio acrescentou que as relações entre o Mercosul e o Canadá começaram no ano passado com os "alinhamentos gerais do que este acordo vai consistir".

A reunião de Assunção acontece poucas semanas depois de Champagne se encontrar em Ottawa com os representantes do Mercosul para "conversas exploratórias" sobre um possível acordo comercial.

O Canadá está interessado em promover o comércio e os investimentos com os países emergentes e, nessa linha, o Mercosul representa um mercado de 260 milhões de clientes.

Em 2016, o comércio bilateral de bens entre Canadá e Mercosul movimentou US$ 6,85 bilhões.