IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em Peru e Colômbia, Trump ressaltará "históricos laços" com América Latina

10/03/2018 11h59

Washington, 10 mar (EFE).- A participação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima Cúpula das Américas, em abril, no Peru, e sua posterior viagem à Colômbia servirão para aprofundar os "históricos laços" de seu país com parceiros continentais, informou neste sábado a Casa Branca.

"Esta viagem mostra o propósito do presidente de aprofundar nossos históricos laços com nossos parceiros na região e fortalecer o nosso compromisso conjunto de melhorar a segurança e a prosperidade do povo da América", disse o escritório de imprensa da Casa Branca em comunicado.

A informação sobre a viagem tinha sido confirmada à Agência Efe na sexta-feira por duas fontes do governo americano.

Trump terá reuniões com os presidentes peruano, Pedro Pablo Kuczynski, e colombiano, Juan Manuel Santos.

Na cúpula de Lima, que acontecerá em 13 e 14 de abril, o governante americano pretende "se encontrar com parceiros e aliados que compartilham os valores dos EUA e acreditam que a promessa de um futuro seguro e próspero se baseia em fortes democracias, comércio recíproco e justo, e fronteiras seguras", acrescenta a nota.

A Cúpula das Américas é um evento que reúne a cada três anos os presidentes do continente, e a Casa Branca não tinha revelado até ontem se Trump planejava comparecer. Um dos principais assuntos que ele deve debater com outros chefes de governo é a crise na Venezuela, tema que foi foco de quase todas as suas conversas com líderes do continente.