Trump faz alerta e diz que União Europeia precisa se "preparar para tarifas"
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou uma alerta para a União Europeia neste sábado (10) e disse que os países do bloco precisam se "preparar para tarifas".
"A União Europeia, esses maravilhosos países que tratam os EUA muito mal no comércio, está se queixando das tarifas sobre o aço e alumínio. Se eliminarem suas barreiras e tarifas horríveis sobre os produtos dos EUA, nós faremos o mesmo e retiraremos as nossas", escreveu o presidente americano no Twitter.
"Se não, taxaremos os carros", completou Trump pouco depois, citando nominalmente as montadoras alemãs Mercedes-Benz e BMW, durante um evento com o setor siderúrgico na Pensilvânia.
Trump decidiu nesta semana impôr uma tarifa de 25% na importação do aço e de 10% na do alumínio, com o argumento de proteger a indústria americana, o que provocou preocupação em todo o mundo sobre uma possível guerra comercial.
"O aço de vocês voltará. O aço estrangeiro é lixo", ressaltou o presidente no evento, defendendo sua agenda protecionista.
A UE prometeu responder à medida com represálias a produtos americanos.
No ato de assinatura da medida, na quinta-feira, Trump disse que o aço e o alumínio são "vitais" para a segurança nacional dos EUA. Apenas México e Canadá, aliados no Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), foram poupados da sobretaxa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.