Bolsas

Câmbio

Trump faz alerta e diz que União Europeia precisa se "preparar para tarifas"

Em Washington

  • Evan Vucci/AP Photo

    Presidente Donald Trump durante reunião na Casa Branca nesta semana

    Presidente Donald Trump durante reunião na Casa Branca nesta semana

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou uma alerta para a União Europeia neste sábado (10) e disse que os países do bloco precisam se "preparar para tarifas".

"A União Europeia, esses maravilhosos países que tratam os EUA muito mal no comércio, está se queixando das tarifas sobre o aço e alumínio. Se eliminarem suas barreiras e tarifas horríveis sobre os produtos dos EUA, nós faremos o mesmo e retiraremos as nossas", escreveu o presidente americano no Twitter.

"Se não, taxaremos os carros", completou Trump pouco depois, citando nominalmente as montadoras alemãs Mercedes-Benz e BMW, durante um evento com o setor siderúrgico na Pensilvânia.

Trump decidiu nesta semana impôr uma tarifa de 25% na importação do aço e de 10% na do alumínio, com o argumento de proteger a indústria americana, o que provocou preocupação em todo o mundo sobre uma possível guerra comercial.

"O aço de vocês voltará. O aço estrangeiro é lixo", ressaltou o presidente no evento, defendendo sua agenda protecionista.

A UE prometeu responder à medida com represálias a produtos americanos.

No ato de assinatura da medida, na quinta-feira, Trump disse que o aço e o alumínio são "vitais" para a segurança nacional dos EUA. Apenas México e Canadá, aliados no Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta), foram poupados da sobretaxa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos