IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vice-presidente dos EUA prevê acordo sobre Nafta "nas próximas semanas"

14/04/2018 18h18

Lima, 14 abr (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, mostrou-se neste sábado "muito esperançoso" quanto à possibilidade de o governo americano chegar a um acordo "nas próximas poucas semanas" com México e Canadá no processo de renegociação do Tratado de Livre-comércio da América do Norte (Nafta).

"(Há) uma possibilidade real de que possamos chegar a um acordo nas próximas semanas sobre um Nafta renegociado", disse Pence ao ser perguntado em um encontro com jornalistas durante a 8ª Cúpula das Américas, em Lima, no Peru.

"Deixarei esta cúpula muito esperançoso, porque estamos muito perto de um Nafta renegociado que será um acordo melhor para o povo americano, e será suficientemente justo para nos permitir avançar rumo a uma relação produtiva e mutuamente benéfica", ressaltou.

Pence reuniu-se hoje separadamente com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e falou com ambos sobre o Nafta.

Trudeau, por sua vez, disse que as negociações sobre o Nafta "estão continuando e em uma parte de avanços muito positivos".

Já o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, afirmou nesta sexta-feira em Lima confiar que seja definido um texto até "a terceira semana de maio".