IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China lidera "lista negra" dos EUA de violações de propriedade intelectual

27/04/2018 13h05

Washington, 27 abr (EFE).- AA China lidera a "lista negra" que o governo dos Estados Unidos elabora sobre as violações dos direitos de propriedade intelectual e patentes no mundo, uma lista que também inclui outros 11 países, entre eles Índia, Rússia, Venezuela, Colômbia, Canadá, Argentina e Chile.

Em seu relatório Special 301, elaborado anualmente e que avalia a situação da pirataria intelectual fora dos EUA, o governo americano manteve a China no topo de sua lista de "vigilância prioritária".

Os EUA denunciam que o país asiático, que se encontra nessa lista pelo 14º ano consecutivo, impede a aplicação efetiva dos direitos de propriedade intelectual.

Além disso, o Escritório do Representante de Comércio Exterior (USTR, na sigla em inglês) dos EUA, encarregado dessa análise, considera que a China comete uma ampla gama de más práticas em termos de direitos autorais, incluindo o roubo de segredos comerciais, a pirataria online e a fabricação de produtos falsificados.

"Este relatório envia um sinal claro para nossos parceiros comerciais, que a proteção dos direitos de propriedade intelectual dos americanos é uma prioridade principal da Administração (do presidente Donald) Trump ", afirmou em comunicado Robert Lighthizer, responsável de Comércio Exterior dos EUA.

Também figura na lista a Índia, país sobre o qual os EUA destacam "sérias preocupações" existentes em relação ao "contexto do futuro da inovação", em particular a respeito do sistema de registro de patentes.

A "lista negra" é composta, no total, por 12 países: China, Índia, Rússia, Venezuela, Colômbia, Canadá, Argélia, Argentina, Chile, Indonésia, Kuwait e Ucrânia.

Sobre a Colômbia, que os EUA incluíram este ano na lista, o relatório ressalta seu "fracasso de longa duração" para conseguir progresso na proteção dos direitos autorais, uma obrigação derivada do Acordo de Promoção Comercial entre os dois países.

Os EUA também incluíram o Canadá por sua falta de autoridade aduaneira para inspecionar e deter produtos falsificados enviados através de seu território e por preocupações sobre a proteção da propriedade intelectual para produtos farmacêuticos.