IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fusão de duas petrolíferas forma maior refinaria dos EUA

30/04/2018 18h55

Austin (EUA), 30 abr (EFE).- A companhia petrolífera Marathon Petroleum confirmou nesta segunda-feira o acordo no valor de US$ 23,3 bilhões para a compra da Andeavor, cuja sede se encontra no Texas, que criará a maior empresa produtora de petróleo dos Estados Unidos.

Esta aquisição permitirá à nova companhia gerar mais de 3 milhões de barris de petróleo por dia, o que representará 16% da capacidade total de produção do país.

"Esta transação combina duas companhias fortes e complementares para criar uma empresa líder, que melhora nossa presença na bacia Pérmica (situada entre o Novo México e o Texas) e a nossa capacidade de atender aos clientes", disse o diretor-executivo da Marathon, Gary R. Heminger.

Na nova formação, Heminger também atuará como diretor-executivo, enquanto o diretor da Andeavor, Gregory Goff, estará dentro do organograma como vice-presidente e diretor de operações.

A sede central será mantida em Findlay (Ohio), onde a Marathon tem seu escritório central, mas serão conservadas as instalações da Andeavor em San Antonio (Texas), onde atualmente trabalham 1.500 funcionários.

A Marathon também é proprietária da Speedway, a segunda maior rede de postos de gasolina nos Estados Unidos.

Segundo um comunicado de imprensa, a expectativa é que a fusão, que foi aprovada por unanimidade por ambas juntas diretivas, seja fechada na segunda metade deste ano, com um custo total de US$ 35,6 bilhões, depois que a Marathon assumir a dívida da Andeavor.

O relatório anual da Agência Internacional de Energia (AIE) já destacou a capacidade de produção das companhias americanas, cujas estimativas situam este país como o encarregado de cobrir 80% do crescimento da demanda mundial de petróleo até 2023.