IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Erdogan pede que turcos comprem liras para conter desvalorização da moeda

26/05/2018 12h34

Istambul, 26 mai (EFE).- O presidente da Turquia, o islamita Recep Tayyip Erdogan, fez uma chamada neste sábado para que os cidadãos troquem suas divisas por liras para conter a forte desvalorização da moeda turca, que neste ano teve uma queda de 20%.

"Aos meus irmãos que têm dólares e euros sob os colchões: Troquem o dinheiro de vocês por liras", pediu o chefe do Estado na cidade de Erzurum, durante um ato relacionado com as eleições legislativas e presidenciais de 24 de junho, informou a emissora "NTV".

"Vamos destruir este jogo", afirmou o político, em referência à suposta intervenção para alterar o valor da moeda.

O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, já havia afirmado na sexta-feira que a "volatibilidade nas taxas de câmbio é resultado de alguma manipulação" relacionada com as eleições de junho.

Não é a primeira vez que Erdogan pede aos turcos que troquem suas divisas para fortalecer a lira.

Perante a forte queda da moeda turca, o Banco Central decidiu na quarta-feira elevar as taxas de juros de 13,5% para 16,5% após uma reunião de urgência.

Erdogan, ao contrário, defende uma estratégia de juros baixos e já advertiu que se vencer as eleições, tratará de aumentar sua influência sobre as políticas do Banco Central.

Na queda da moeda turca influenciaam fatores internos, como um enorme déficit por conta corrente e as dúvidas sobre a independência futura do Banco Central, assim como aspectos externos como a força do dólar.