IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump acredita que pode haver acordo com o Canadá sobre um novo NAFTA

31/08/2018 01h28

Washington, 31 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se mostrou na quinta-feira otimista sobre as perspectivas de que as negociações com o Canadá se concretizem e que o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (NAFTA) possa ser modernizado, após acordo alcançado com o México.

"Vamos substituir o NAFTA por um precioso e novo acordo comercial entre Estados Unidos e México", disse Trump, durante um comício em Evansville (Indiana).

"O Canadá está negociando atualmente na Casa Branca, em nosso território. Se isso não ocorrer (o acordo com eles), vamos colocar tarifas em seus automóveis. Mas acredito que vai ocorrer, realmente desenvolvemos uma boa relação. Amamos o Canadá, mas eles têm que nos tratar de forma justa, eles não nos trataram de forma justa ", acrescentou.

Trump disse que se as negociações fracassarem e o NAFTA for diluído, pode ser que os EUA estejam "ainda melhores, francamente".

"Este país está cansado de ser enganado pelos outros", ressaltou.

Na última segunda-feira, EUA e México chegaram a um inesperado acordo comercial para reformar o NAFTA, e Trump disse que, embora esperasse que o Canadá aderisse, ele estava disposto a prosseguir com um acordo bilateral apenas com o México.

Este súbito compromisso fez com que a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, viajasse para Washington para retornar à mesa de negociação com o representante do Comércio Exterior dos EUA, Robert Lighthizer, e Jared Kushner, genro e assessor de Trump.

Em declarações aos jornalistas canadenses, Chrystia declarou que ainda tinha que tomar decisões sobre alguns dos temas mais quentes junto a Lighthizer, e que ambos tentariam concluir as negociações nesta sexta-feira.

O NAFTA, em vigor desde 1994 entre México, Canadá e Estados Unidos, engloba US$ 1 trilhão anuais em trocas comerciais.