PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Turquia revê para baixo previsão de crescimento e sobe a de inflação em 2018

20/09/2018 08h58

Istambul, 20 set (EFE).- O Governo de Turquia anunciou nesta quinta-feira uma revisão para baixo de sua expectativa de crescimento econômico para este ano, que cai de 5,5% estimado para agora 3,8%, ao mesmo tempo que admitiu um aumento da inflação, para acima de 20% daqui até o final do ano.

Segundo os dados apresentados pelo ministro de Finanças, Berat Albayrak, genro do presidente Recep Tayyip Erdogan, a economia turca crescerá no ano que vem apenas 2,3%, e 3,5% no ano seguinte, contra a estimativa de 5,5% por ano.

A nova previsão para este ano coincide com os previsões da agência de classificação de risco Fitch, que diminuiu a nota de crédito do país devido aos crescentes riscos econômicos.

Quanto à inflação, que atingiu 17,9% anualizado em agosto, o Governo turco espera agora que suba para 20,8% até o final do ano, enquanto no ano que vem prevê que caia de novo para 15,9% e 9,8% em 2020.

Albayrak prometeu cortes no gasto público, sobretudo em projetos de infraestruturas.

"Alguns dos projetos que ainda não foram licitados serão suspensos. Os megaprojetos de infraestrutura serão implementados com financiamento internacional", afirmou o genro de Erdogan, em declarações transmitidas pelo canal "CNNTürk".

O Governo espera poder economizar assim no ano que vem cerca de 60 bilhões de liras, disse o ministro.

Albayrak diminuiu assim as perspectivas de crescimento, por causa das dificuldades econômicas atravessadas pelo país devido à forte desvalorização de sua moeda, cujo valor caiu 40% desde janeiro.