Bolívar soberano passa a ser única moeda da Venezuela na próxima semana
Caracas, 30 nov (EFE).- O vice-presidente de Economia da Venezuela, Tareck El Aissami, informou que o bolívar soberano, que substituirá o antigo bolívar forte, será a moeda oficial do país a partir da próxima quarta-feira (5).
El Aissami disse em um pronunciamento em rede nacional de televisão que todas as notas de bolívar forte serão retiradas de circulação a partir da data de implementação da nova moeda.
A Venezuela concluiu a conversão monetária no último dia 20 de agosto, dando à nova divisa o nome de bolívar soberano, que tem cinco zeros a menos que o bolívar forte.
A medida foi tomada para fazer circular notas mais adequadas à hiperinflação registrada no país. O índice deve fechar o próximo ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 10.000.000%.
O vice-presidente de Economia explicou que os cidadãos poderão trocar as antigas moedas em agências dos diferentes bancos do país e nos escritórios do Banco Central entre segunda e quarta-feira.
"Depois da quarta-feira, a moeda anterior perece, desaparece e perde seu valor legal", reiterou El Aissami no discurso.
As duas moedas circulavam juntas desde agosto. No entanto, como a agência Efe pôde constatar, as notas mais baixas tinham pouca aceitação e poder quase nulo de compra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.