IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolívar soberano passa a ser única moeda da Venezuela na próxima semana

Bolívar soberando tem cinco zeros a menos que a moeda anterior - Mauro Pimentel/AFP
Bolívar soberando tem cinco zeros a menos que a moeda anterior Imagem: Mauro Pimentel/AFP

30/11/2018 15h51

Caracas, 30 nov (EFE).- O vice-presidente de Economia da Venezuela, Tareck El Aissami, informou que o bolívar soberano, que substituirá o antigo bolívar forte, será a moeda oficial do país a partir da próxima quarta-feira (5).

El Aissami disse em um pronunciamento em rede nacional de televisão que todas as notas de bolívar forte serão retiradas de circulação a partir da data de implementação da nova moeda.

A Venezuela concluiu a conversão monetária no último dia 20 de agosto, dando à nova divisa o nome de bolívar soberano, que tem cinco zeros a menos que o bolívar forte.

A medida foi tomada para fazer circular notas mais adequadas à hiperinflação registrada no país. O índice deve fechar o próximo ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 10.000.000%.

O vice-presidente de Economia explicou que os cidadãos poderão trocar as antigas moedas em agências dos diferentes bancos do país e nos escritórios do Banco Central entre segunda e quarta-feira.

"Depois da quarta-feira, a moeda anterior perece, desaparece e perde seu valor legal", reiterou El Aissami no discurso.

As duas moedas circulavam juntas desde agosto. No entanto, como a agência Efe pôde constatar, as notas mais baixas tinham pouca aceitação e poder quase nulo de compra.