IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Libra volta a perder valor devido à renovada incerteza sobre o Brexit

14/12/2018 08h23

Londres, 14 dez (EFE).- A libra esterlina perdia valor na manhã desta sexta-feira frente ao dólar e, um pouco menos, também em relação ao euro, em uma nova jornada de incerteza em torno do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A divisa britânica caía 0,61% em relação ao dólar, até US$ 1,2580, e 0,04% frente à moeda comum europeia, até 1,1138 euro, à espera que a primeira-ministra Theresa May revele seus planos para o Brexit após fracassar ontem em Bruxelas na sua tentativa de conseguir melhorias ao seu acordo.

A emissora "BBC" informou hoje que em alguns aeroportos a libra, que na segunda-feira passada alcançou seu menor valor em 20 meses, é trocada quase em paridade com o dólar.

A moeda britânica sofreu forte queda no início da semana, depois que May adiou a votação do seu pacto do Brexit na Câmara dos Comuns, prevista para terça-feira, após constatar que carecia dos apoios necessários para que fosse aprovado.

Ao não conseguir ontem as concessões que esperava de Bruxelas, a primeira-ministra britânica deve avaliar agora como impulsionar seus planos, em um ambiente de crescente hostilidade dentro do seu partido, além pressão da oposição trabalhista.