EUA emitem alerta sobre segurança no aeroporto de Manila
Manila, 28 dez (EFE).- Os Estados Unidos indicaram que a segurança no aeroporto de Manila, o principal da Filipinas, não tem os padrões internacionais e recomendou a seus cidadãos que aumentem a cautela ao viajar passando para o local.
O alerta foi emitido pelo departamento de Segurança Nacional depois que especialistas em segurança da administração do escritório de Segurança do Transporte revisou as condições no aeroporto internacional Ninoy Aquino.
O órgão afirmou que o aeroporto "não mantém ou realiza uma segurança efetiva consistente com os padrões da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO)", em comunicado divulgado no portal da embaixada dos EUA em Manila.
O departamento de Segurança Nacional afirmou que o aeroporto filipino serve como último ponto de saída de voos com destino aos EUA e anunciou que deu instruções às companhias aéreas que cobrem trajetos entre ambos os países para notificar o alerta aos passageiros.
O governo filipino afirmou hoje que registrou as observações dos EUA, embora tenha informado que as últimas auditorias da ICAO mostram que a segurança no aeroporto era "geralmente satisfatória".
"Garantir a segurança do transporte público é um dos interesses cruciais do nosso governo contra a ameaça terrorista", disse o porta-voz do presidente, Salvador Panelo.
O porta-voz acrescentou que a implantação de alguma das recomendações dos EUA, como a compra de aparelhos de raios X, detecção de metais e sistemas de alarme, "levará algum tempo". EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.