IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA emitem alerta sobre segurança no aeroporto de Manila

28/12/2018 02h17

Manila, 28 dez (EFE).- Os Estados Unidos indicaram que a segurança no aeroporto de Manila, o principal da Filipinas, não tem os padrões internacionais e recomendou a seus cidadãos que aumentem a cautela ao viajar passando para o local.

O alerta foi emitido pelo departamento de Segurança Nacional depois que especialistas em segurança da administração do escritório de Segurança do Transporte revisou as condições no aeroporto internacional Ninoy Aquino.

O órgão afirmou que o aeroporto "não mantém ou realiza uma segurança efetiva consistente com os padrões da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO)", em comunicado divulgado no portal da embaixada dos EUA em Manila.

O departamento de Segurança Nacional afirmou que o aeroporto filipino serve como último ponto de saída de voos com destino aos EUA e anunciou que deu instruções às companhias aéreas que cobrem trajetos entre ambos os países para notificar o alerta aos passageiros.

O governo filipino afirmou hoje que registrou as observações dos EUA, embora tenha informado que as últimas auditorias da ICAO mostram que a segurança no aeroporto era "geralmente satisfatória".

"Garantir a segurança do transporte público é um dos interesses cruciais do nosso governo contra a ameaça terrorista", disse o porta-voz do presidente, Salvador Panelo.

O porta-voz acrescentou que a implantação de alguma das recomendações dos EUA, como a compra de aparelhos de raios X, detecção de metais e sistemas de alarme, "levará algum tempo". EFE