IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

França aplica multa milionária ao Google por violação de dados pessoais

21/01/2019 13h47

Paris, 21 jan (EFE).- A empresa de serviços online Google recebeu uma multa na França no valor de 50 milhões de euros (US$ 56,8 milhões) por "falta de transparência, informação incorreta e ausência de consentimento válido na publicidade personalizada", anunciou nesta segunda-feira a Commission nationale de l'informatique et des libertés (CNIL).

Esta organização, encarregada de zelar pela proteção de dados na França, justificou a sanção pela "gravidade das violações observadas nos princípios da proteção de dados: transparência, informação e consentimento".

Segundo a CNIL, as irregularidades detectadas na multinacional americana "deixam os usuários sem suas garantias essenciais, já que pratica operações que podem revelar importantes partes da vida privada".

"A informação sobre as operações de processamento para a personalização dos anúncios fica diluída em vários documentos e não permite ao usuário saber seu alcance real", criticou.

A entidade interveio em reação às demandas das associações None Of Your Business (NOYB) e La Quadrature du Net (LQDN), para as quais o Google "não tem base legal" para processar informação pessoal de seus usuários destinadas à emissão de publicidade personalizada.

A CNIL multou em dezembro outra empresa tecnológica americana, o aplicativo de transportes Uber, no valor de 400 mil euros (US$ 454 mil) por não ter feito o suficiente para proteger os dados de 1,4 milhão de usuários franceses. EFE