Inundações de minas de ouro no Zimbábue deixam pelo menos 23 mineiros mortos
Harare, 14 fev (EFE).- Pelo menos 23 mineiros morreram no centro do Zimbábue devido ao rompimento de uma barragem e a seguinte inundação de duas minas de ouro nas quais estavam trabalhando ilegalmente, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.
O acidente aconteceu na terça-feira durante a noite no distrito de Battlefields, na província de Mashonaland West (centro-norte), quando a parede de uma barragem caiu após as fortes chuvas e inundou as minas, revelou nesta quinta-feira o jornal "The Herald".
"Estão sendo utilizadas bombas para drenar a água e recuperar assim os corpos. No entanto, seja qual for o número de pessoas, a possibilidade de resgatar sobreviventes é muito pequena", afirmou Fortunate Muzulu, administradora do distrito, em declarações ao jornal.
As duas minas contam com três poços enlaçados de cerca de 230 metros de profundidade e com túneis de aproximadamente 30 metros de profundidade, onde pode haver também outros mineiros apanhados.
Uma porta-voz da polícia precisou que 19 mineiros estavam em uma mina e quatro na segunda exploração.
Estes trabalhadores costumam entrar na mina durante a noite, sem o conhecimento de seus donos, e desaparecem quando chega a manhã, detalhou o jornal estatal.
Segundo Muzulu, as operações de recuperação dos corpos está a cargo do Ministério de Mineração e Desenvolvimento, que pediu a colaboração da empresa RioZim, proprietária de uma das minas.
Os problemas econômicos no Zimbábue e a alta taxa de desemprego levam muitas pessoas à mineração ilegal e, segundo veículos de imprensa zimbabuanos, este tipo de trabalhadores obtiveram mais da metade das 30 toneladas de ouro que o país produziu no ano passado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.