IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo blecaute deixa 11 estados e a capital da Venezuela sem luz

07/03/2019 20h00

Caracas, 7 mar (EFE).- A Venezuela está sofrendo nesta quinta-feira com o novo blecaute, deixando sem luz pelo menos 11 estados e a região administrativa que engloba Caracas, capital do país e sede dos principais poderes políticos.

O problema começou por volta das 17h locais (18h em Brasília). Nas redes sociais, moradores dos estados de Carabobo, Miranda, Barquisimeto, Táchria, Cojedes, Mérida, Barinas, Vargas, Nova Esparta, Aragua e Zulia reclamavam da falta de luz.

Em Caracas, a Agência Efe constatou que o metrô, vital para o para milhares de passageiros diante do colapso do transporte público do país, parou de operar por causa do blecaute, obrigando milhares de pessoas a caminhar longos trajetos para chegar até seus destinos.

Os serviços de dados e voz das companhias de telefonia que operam na Venezuela também foram afetados pela falta de energia.

A Corporação Elétrica Nacional (Corpoelec) reagiu imediatamente ao blecaute e afirmou no Twitter que a geração de energia na hidrelétrica de Guri, a mais importante do país, foi sabotada.

"Isso é parte da guerra elétrica contra o Estado. Não permitiremos! Estamos trabalhando para restabelecer o serviço", afirmou a estatal na mensagem divulgada nas redes sociais.

O ministro de Energia Elétrica da Venezuela, Luis Motta Domínguez, afirmou em entrevista à emissora estatal "VTV" que o problema ocorreu devido a uma sabotagem e previu que as equipes da Corpoelec vão demorar três horas para resolver a questão.

No início de fevereiro, o governo da Venezuela denunciou dois supostos ataques contra usinas hidrelétricas, deixando na ocasião parte dos estados de Miranda e Anzoátegui sem luz.

Em janeiro, Motta Domínguez disse que quatros pessoas ficaram feridas em uma "tentativa de sabotagem na refinaria de El Palito, uma das mais importantes da Venezuela.

Os blecautes têm sido comuns na Venezuela. Apesar do governo de Nicolás Maduro afirmar que as sabotagens provocam os cortes de energia, a oposição e especialistas alegam que a má gestão e a falta de investimento são as verdadeiras causas da crise.

O colapso do setor elétrico tem, inclusive, causado várias mortes, segundo anunciaram médicos do país, em decorrência da falta de energia em diversos hospitais. EFE