IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tel Aviv instala luzes no chão para proteger pedestres viciados em celulares

11/03/2019 11h20

Jerusalém, 11 mar (EFE).- As autoridades de Tel Aviv iniciaram a instalação das primeiras luzes de led em algumas faixas de pedestres a fim de proteger os denominados "zumbis dos smartphones" dos carros.

Trata-se da instalação de luzes de tecnologia led e que mudam de cor - vermelho, amarelo e verde - ao mesmo tempo que os semáforos para aumentar a segurança dos que não tiram o rosto da tela enquanto atravessam a rua.

Esta tecnologia é uma nova forma de alertar às pessoas distraídas com seus telefones sobre a aproximação dos carros, já que foi constatado um aumento do número de acidentes de trânsito por este motivo.

"A iluminação do solo foi projetada para advertir aos pedestres que enviam mensagens de texto, que caminham sem prestar atenção no entorno, já que estão centrados em seus telefones", disseram em comunicado responsáveis pela obra.

A nota acrescenta que "os 'zumbis de smartphones' ou 'Smombies' são um fenômeno mundial".

Segundo diz a nota, nos últimos anos foram instalados dispositivos similares na Europa, Singapura e Austrália e, por enquanto, a adoção destes sinais de advertência por parte de Tel Aviv é temporária, reduzida a pontos cêntricos da cidade.

No entanto, se o experimento for considerado um sucesso, será ampliado por toda a cidade. EFE