IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neoenergia estuda de novo cotar suas ações na bolsa no Brasil

14/03/2019 07h52

São Paulo/Madri, 14 mar (EFE).- O conselho de administração da Neoenergia, filial brasileira da Iberdrola, anunciou seus planos para analisar de novo uma potencial cotação de suas ações na Bolsa no Brasil depois que no final de 2017 esta operação foi suspensa.

De fato, a Neoenergia já adiantou para o regulador da bolsa brasileira que iniciará os estudos e trabalhos preparatórios para uma potencial oferta pública de ações.

Neste sentido, a companhia comunicou que tomou conhecimento do requerimento dos acionistas institucionais e, por isso, adotou esta decisão, já prevista no acordo de acionistas.

Já no final de 2017, a Neoenergia suspendeu uma oferta pública inicial (IPO) de ações devido a que dois dos parceiros não aceitaram a categoria de preços definida pelos investidores, já que estavam abaixo das expectativas.

A Neoenergia, que se fundiu em 2017 com a Elektro, a qual também tinha participação da Iberdrola, é controlada pela companhia espanhola (52,45%) e tem como sócios o fundo de pensões Previ (38,21%) e o Banco do Brasil (9,34%).

A Neoenergia conta com 13,6 milhões de clientes individuais que são atendidos pelos seus quatro distribuidores - Coelba, Celpe, Cosern e Elektro - e é a responsável de levar energia para 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira.

A companhia está presente em 16 estados e tem presença nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de eletricidade.

A Iberdrola opera no Brasil há 20 anos. EFE