IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senador pede a Trump que anule tarifas se quer que Congresso vote T-MEC

29/03/2019 13h36

Washington, 29 mar (EFE).- Um influente senador republicano DSO Estados Unidos, Chuck Grassley, aconselhou ao presidente Donald Trump que suspenda as tarifas sobre o aço e o alumínio imposto a Canadá e México como condição prévia a que o Congresso vote a ratificação do último acordo comercial com esses países, conhecido como T-MEC.

"É só questão que perceba que nada vai passar até que as tarifas sejam canceladas. Ou seja, os encargos vão ser suspensos se quer obter uma vitória", disse Grassley em entrevista publicada pelo jornal The Washington Post.

Grassley, presidente do Comitê de Finanças do Senado, explicou que fez esta proposta diretamente a Trump em reunião recente, embora o presidente tenha se negado a ceder.

No entanto, Grassley previu que Trump "não teria outra solução" a não ser se render se deseja que o pacto surgido da renegociação do Tratado de Livre-comércio da América do Norte (Nafta) seja aprovado na Câmera de Representantes e no Senado.

"As tarifas vão ser retiradas porque o presidente tem um bom acordo", acrescentou Grassley em declarações ao jornal de Washington. EFE