Reino Unido vê no 2º trimestre a primeira contração econômica desde 2012
Londres, 9 ago (EFE).- O produto interno bruto (PIB) do Reino Unido caiu 0,2% entre abril e junho, após ter crescido 0,5% no primeiro trimestre do ano, informou nesta sexta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).
Na estimativa preliminar, a ONS constata a primeira contração da economia britânica desde 2012, pouco após o Banco da Inglaterra rebaixar as previsões anuais de crescimento pelo risco de um Brexit" sem acordo.
O setor manufatureiro foi o mais afetado durante esse período, com uma queda de 2,3%, depois de ter crescido nos primeiros meses do ano pela acumulação de reservas antes da saída da União Europeia (UE), originalmente prevista para 29 de março.
O conjunto do setor produtivo do Reino Unido se contraiu 1,4%, enquanto a construção caiu 1,3%. Os serviços foram o único setor que contribuiu de maneira positiva à economia britânica entre abril e junho, com um crescimento de 0,1%.
O cálculo preliminar do PIB do segundo trimestre está abaixo das expectativas da maioria dos analistas, que tinham previsto que o indicador se manterias plano, em 0%.
Após o anúncio da ONS, a libra esterlina caía 0,34% em relação ao euro, até 1,0819 euro, e 0,21% diante do dólar, até 1,2110 dólar, enquanto o índice principal na Bolsa de Londres, o FTSE-100, recuava 0,33%.
No início de agosto, o Banco da Inglaterra rebaixou a sua expectativa de crescimento anual de 1,5% para 1,3%, correção justificada pelas tensões comerciais globais e a incerteza provocada pela possibilidade de um Brexit não negociado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.