Dow Jones cai 0,3% em dia sem avanços nas negociações entre EUA e China
Nova York, 26 set (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou em baixa de 0,3% em uma quinta-feira sem avanços no conflito comercial entre Estados Unidos e China e na qual os investidores analisaram os efeitos do pedido de impeachment apresentado no Congresso americano contra o presidente Donald Trump.
O principal indicador da Bolsa de Nova York perdeu 79,59 pontos e agora tem 26.891,12. Já o seletivo S&P 500 recuou 0,24%, para 2.977,62, e o índice composto da Nasdaq caiu 0,58% e fechou aos 8.030,66 pontos.
O pregão nova-iorquino vive uma semana irregular devido ao temor de investidores de que Trump seja submetido a um julgamento político, já que, em geral, os mercados nos EUA avaliam favoravelmente sua gestão econômica, e além disso estão na expectativa de algum avanço com a China nas negociações comerciais.
O Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes revelou nesta quinta-feira a queixa formal de um membro da Inteligência na qual mostra preocupação sobre se Trump usou seu poder para pedir interferência estrangeira nas eleições presidenciais de 2020.
A oposição acusa Trump de "traição" por ter pedido em ligação telefônica com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, para que ele ordenasse uma investigação sobre o ex-vice-presidente americano Joe Biden - até agora um dos favoritos para ganhar a disputa pela candidatura do Partido Democrata à presidência, no ano que vem - e seu filho Hunter.
Nesta quarta-feira, a Casa Branca divulgou a transcrição editada dessa conversa entre Trump e Zelenski, que aconteceu em 25 de julho e cuja existência foi revelada justamente após a queixa interna de um funcionário da inteligência americana.
Hoje, além disso, o Departamento de Comércio informou que a economia dos EUA desacelerou e cresceu 2% no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período no ano anterior, abaixo do estimado pelos analistas e longe da promessa de Trump de um crescimento anual sempre acima de 3%.
No Dow Jones, as quedas mais acentuadas foram dos títulos de UnitedHealth (-3,01%), Chevron (-2,71%), Johnson & Johnson (-1,63%), Cisco (-1,56%) e Walt Disney (-1,37%). As maiores altas foram das ações de Nike (1,50%) e Procter & Gamble (1,05%).
No horário de fechamento da bolsa, a onça do ouro subia para US$ 1.512,40, e o rendimento dos treasuries com vencimento em 10 anos caía para 1,694%. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.