EUA multam Copa Airlines por transporte "ilegal" de passageiros à Venezuela
Os Estados Unidos impuseram nesta quarta-feira uma multa de US$ 450 mil à Copa Airlines por "transportar ilegalmente passageiros" entre seu território e a Venezuela, fazendo escalas.
Em comunicado, o Departamento de Transporte dos EUA disse que pediu à companhia aérea para que "pare e desista de violações semelhantes no futuro".
A nota detalha que a licença da Copa para operar voos de e para os EUA está condicionada a não transportar passageiros ou mercadorias de ou para qualquer aeroporto na Venezuela.
O Departamento de Transporte lembrou que uma ordem de 5 de maio de 2019 proíbe as companhias aéreas americanas e estrangeiras de transportar passageiros entre os Estados Unidos e a Venezuela.
De acordo com uma investigação do Departamento de Proteção ao Consumidor de Aviação, a Copa vendeu mais de 5.000 bilhetes para voos entre EUA e Venezuela e transportou mais de 15.000 passageiros nessa rota por quase um mês após o pedido ter sido emitido.
"Ao transportar passageiros entre os EUA e a Venezuela, a Copa violou os termos de sua autoridade para operar e conduzir operações de passageiros de e para os EUA", diz o texto.
Em meados de maio de 2019, os EUA anunciaram a "suspensão imediata" de todos os voos de e para a Venezuela, diante do que consideravam "condições" que ameaçavam a segurança dos viajantes, das aeronaves e das tripulações.
EUA e Venezuela suspenderam as relações diplomáticas depois que o governo do presidente Donald Trump reconheceu o líder da oposição, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela em janeiro do ano passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.