IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cazaquistão registra retração de 2,8% em PIB e vê perspectiva positiva

13/10/2020 14h11

Nursultan, 13 out (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) do Cazaquistão teve retração de 2,8% entre janeiro e setembro deste ano, o que indica um desempenho melhor do que o previsto, segundo indicou o ministro da Economia Nacional, Ruslan Dalenov.

"Marca uma mudança de tendência, em uma direção positiva", indicou o integrante do governo.

Nos oito primeiros meses do ano, a economia cazaque se contraiu cerca de 3%, mas em setembro foi retomada a atividade no setor dos serviços, e o crescimento continuado no setor real, segundo informação divulgada pelo Executivo.

"Em setembro, houve uma recuperação da economia. O número de indústrias com crescimento positivo aumentou", indicou Dalenov, durante reunião com o governo.

O ministro disse que exportações, produção, investimentos em outros setores que não a extração de matérias-primas alavancaram o PIB do Cazaquistão.

O governo também divulgou que, após revisar a evolução macroeconômica do país, o PIB fechará o ano em queda de apenas 2,1%.

No ano passado, a estimativa era de crescimento de 4,1% do Produto Interno Bruto em 2020. No entanto, com a pandemia da Covid-19, o índice foi revisado para 0,9%.

"De acordo com as tendências econômicas atuais e de acordo com nossas previsões, o PIB se contrairá 2,1% em 2020", disse Dalenov.