IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Telefónica vende à American Tower 30 mil torres na América do Sul e Europa

13/01/2021 15h24

Madri, 13 jan (EFE).- A operadora espanhola Telefónica informou nesta quarta-feira que a filial Telxius Telecom firmou um acordo com a American Tower Corporation (ATC) para vender sua divisão de torres de telecomunicação na Europa - Espanha e Alemanha - e na América Latina - Brasil, Peru, Chile e Argentina - por 7,7 bilhões de euros à vista.

Em fato relevante informado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) da Espanha, a Telefónica explicou que o acordo estabelece a venda de aproximadamente 30.722 torres.

O acordo compreende duas transações separadas e independentes: a venda do negócio da Europa e o da América Latina. O fechamento de ambas as operações será alcançado uma vez que tenham obtido as autorizações dos reguladores.

Além disso, o acordo contempla a manutenção dos atuais contratos de arrendamento das torres e a manutenção do emprego por parte da ATC.

Em comunicado, o presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, destacou que a operação tem sentido estratégico para o grupo.

"American Tower era a nossa segunda maior provedora, depois da Telxius", afirmou o dirigente, para quem, após essa operação, o grupo continuará focado em seus objetivos "mais ambiciosos": a integração da O2 com a Virgin no Reino Unido, a compra dos ativos móveis da Oi no Brasil e a redução da dívida.

Após esta operação, a American Tower se torna a maior provedora da Telefónica tanto na Europa como na América Latina e mantém sua condição de sócio em projetos estratégicos em Brasil, Argentina e Colômbia.