Pandemia deu origem a novo consumidor na América Latina, diz Visa
A terceira rodada do estudo da Visa sobre Preferências do Consumidor durante a COVID-19 na América Latina e no Caribe, feita em dezembro, revela que quase metade dos consumidores fazem compras on-line uma ou várias vezes por mês e 71% esperam continuar com sua frequência atual.
Além disso, 78% esperam utilizar novas tecnologias de pagamento para fazer compras no futuro, de acordo com os resultados da pesquisa realizada em Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e República Dominicana pela empresa líder em pagamentos digitais.
De fato, quando perguntados sobre seus últimos dez pagamentos, 48% disseram ter usado cartões sem contato, carteiras digitais ou acessórios inteligentes, mais do dobro do que em abril do ano passado, quando o percentual era de 23%.
O NOVO CONSUMIDOR.
"As mudanças no comportamento do consumidor causadas pela pandemia, que antes pareciam temporárias, estão se tornando permanentes e estão levando ao surgimento de um novo consumidor", declarou a vice-presidente de Inovação para a Visa América Latina e Caribe, Vanesa Meyer.
De acordo com os resultados da pesquisa, os consumidores estão passando por um cansaço causado pela crise sanitária e, apesar das preocupações com a saúde, estão se aventurando mais.
Para 83% dos entrevistados, seu lugar preferido para ir às compras é o supermercado. Em segundo lugar, estão as lojas de departamento, e em terceiro, as instituições financeiras.
Segundo o estudo, os gastos dos consumidores também aumentaram, com 66% relatando gastos iguais ou superiores nos últimos três meses, em comparação com 49% em julho de 2020.
"Os consumidores estão aprendendo a navegar em um ambiente mais dinâmico e fragmentado. Eles estão saindo mais e procurando maneiras mais seguras e inteligentes de fazer compras e pagar", destacou Meyer.
QUEDA DE PAGAMENTOS FÍSICOS.
Como o dinheiro, todas as outras formas físicas de pagamento estão sofrendo um declínio no uso, enquanto, por outro lado, há uma tendência para pagamentos sem contato.
Em novembro de 2020, a América Latina atingiu mais de 15% de penetração das transações sem contato Visa, um crescimento anual de mais de 130% em relação a novembro de 2019.
Olhando para o futuro, de acordo com a pesquisa, 58% disseram que estariam dispostos a usar mensagens instantâneas ou outras plataformas de mídia social e 42% das pessoas ouvidas declararam que estariam dispostas a usar a biometria quando opções do tipo se tornarem disponíveis.
Quanto a criptomoedas, 25% afirmaram que tentariam, 22% aceitariam soluções de internet das coisas e 10%, realidade virtual ou realidade aumentada.
"Com as carteiras digitais ganhando tração na região e a biometria ganhando confiança, estamos vendo um consumidor muito aberto a novos canais de compras e novas formas de pagamento. Um consumidor que tem o poder de entrar e sair convenientemente dos ambientes de pagamento digital na nuvem", acrescentou Meyer.
CONFIANÇA E SEGURANÇA.
O presidente regional da Visa na América Latina e no Caribe, Eduardo Coello, explicou que o comércio eletrônico e digital requer a confluência da tecnologia e a confiança dos consumidores e das empresas para continuar crescendo.
"Nossa tecnologia está lá para ajudá-los a fazer compras com confiança. Por exemplo, com os serviços de tokenização oferecemos as ferramentas mais eficazes para a proteção contra fraudes em transações com dispositivos digitais e para melhorar a experiência do usuário em transações digitais", detalhou Coello.
A tokenização de pagamento é o processo de substituição de um número de conta tradicional de cartão por um token digital único para transações on-line e móveis.
Essa tecnologia inovadora está crescendo em adoção e já está incorporada em mais da metade das credenciais de pagamento Visa na América Latina e no Caribe, de acordo com o presidente regional.
Por outro lado, um estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA) revelou que na região da América Latina e Caribe houve um crescimento das transações on-line e de débito em 2020, ano marcado pelo início da pandemia.
A porcentagem de transações on-line sobre o total com Visa cresceu 5%, e as transações de débito, 4%, quando comparadas entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020.
A análise também identificou que na região o número de transações de portadores de cartão relacionadas a produtos digitais dobrou em dezembro passado, em comparação com 12 meses antes. As transações de produtos digitais incluem compras relacionadas a jogos, aplicativos, filmes, streaming de TV e e-books.
Os países da região com os maiores aumentos no número de transações de produtos digitais em comparação com o ano anterior foram México, Bolívia e Honduras.
A Visa permite pagamentos digitais em quase 70 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o mundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.