PUBLICIDADE
IPCA
+0,31 Abr.2021
Topo

México anuncia vacinação de pessoas entre 50 a 59 anos a partir de maio

27/04/2021 16h49

Cidade do México, 27 abr (EFE).- O governo do México anunciou nesta terça-feira que iniciará, na primeira semana de maio, a vacinação contra a Covid-19 de mais de 9,1 milhões de adultos de 50 a 59 anos, após completar a imunização das pessoas com mais de 60 anos de idade.

"Na quarta-feira abre-se a inscrição para todos, de 50 a 59 anos, isso de acordo com a estratégia definida pelos médicos sobre quem deve ser atendido primeiro, pensando é claro na disponibilidade das vacinas", disse o presidente Andrés Manuel López Obrador.

As autoridades estimam que existam 9.128.769 adultos com idades entre 50 e 59 anos no México.

O anúncio da nova etapa do plano de vacinação do México ocorre após o término da imunização, com pelo menos uma dose, de 11.103.825 pessoas com mais de 60 anos em 2.456 municípios do país.

Embora a meta inicial fosse imunizar cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos até março, o atraso nas vacinas e a rejeição do medicamento por quase 30% dessa faixa etária modificou as metas do governo mexicano.

"Foi cumprido o compromisso de que em abril todos os adultos com mais de 60 anos no país seriam vacinados, hoje, segundo consta, já vacinaram os idosos de todos os municípios do país", disse López Obrador.

O México, que acumula mais de 2,3 milhões de casos e mais de 216 mil mortes por Covid-19, é o terceiro país com mais óbitos no mundo e foi um dos primeiros a iniciar a vacinação, no dia 24 de dezembro do ano passado.

Mas, com 126 milhões de habitantes, até agora só foram aplicadas 16,6 milhões de doses, com pouco mais de 5,9 milhões de pessoas que receberam as duas necessárias ou a vacina em dose única da farmacêutica chinesa CanSino.

Por este motivo, o governo esclareceu que a distribuição das vacinas dependerá agora da disponibilidade dos medicamentos, da proximidade do fornecedor, da taxa de mortalidade nos municípios e do acesso aos serviços.

"Tem muito a ver, como mencionei, com o fornecimento de vacinas e felizmente as vacinas estão chegando, temos um abastecimento suficiente porque agimos a tempo desde o início da pandemia", disse López Obrador.

O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, está em viagem à Rússia para acelerar a entrega da vacina Sputnik V e negociar com o México para produzir a substância em seu território.