Uruguai inicia trabalhos prévios a negociação de tratado com a China
Em conversa com a imprensa depois de se reunir com o presidente Luis Lacalle Pou na Torre Executiva, sede do Poder Executivo uruguaio, Bustillo declarou que o embaixador Fernando López Fabregat e o economista Juan Labraga foram nomeados como coordenador da equipe de trabalho e coordenador suplente, respectivamente.
A equipe de negociação para o estudo de viabilidade do TLC, que é supervisionado pelo próprio chanceler e pelo ministro de Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, começou a trabalhar há alguns dias, segundo Bustillo.
O estudo de viabilidade identifica áreas e tópicos e é o contexto em que as negociações serão realizadas, segundo o ministro. "As consultas com as diferentes câmaras e Ministérios começarão a qualquer momento, de acordo com o tópico correspondente", acrescentou.
Segundo o chanceler, o Uruguai e a China concordaram em avançar no estudo de viabilidade antes do final do ano, a fim de iniciar a segunda etapa, que seria "as negociações propriamente ditas".
Em 7 de setembro, Lacalle Pou tornou público que o país sul-americano e o gigante asiático pretendiam avançar em tal acordo, apesar da posição do Mercosul, que não permite aos países negociar acordos fora do bloco.
A China é o principal mercado para as exportações uruguaias, com 26,21% do volume faturado em agosto, de acordo com o último relatório mensal de comércio exterior da União de Exportadores do Uruguai.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.