PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Uruguai inicia trabalhos prévios a negociação de tratado com a China

29/09/2021 00h49

Montevidéu, 28 set (EFE).- O Uruguai começou a trabalhar antes da negociação de um possível acordo de livre-comércio com a China, anunciou nesta terça-feira o ministro de Relações Exteriores do país sul-americano, Francisco Bustillo.

Em conversa com a imprensa depois de se reunir com o presidente Luis Lacalle Pou na Torre Executiva, sede do Poder Executivo uruguaio, Bustillo declarou que o embaixador Fernando López Fabregat e o economista Juan Labraga foram nomeados como coordenador da equipe de trabalho e coordenador suplente, respectivamente.

A equipe de negociação para o estudo de viabilidade do TLC, que é supervisionado pelo próprio chanceler e pelo ministro de Economia e Finanças, Azucena Arbeleche, começou a trabalhar há alguns dias, segundo Bustillo.

O estudo de viabilidade identifica áreas e tópicos e é o contexto em que as negociações serão realizadas, segundo o ministro. "As consultas com as diferentes câmaras e Ministérios começarão a qualquer momento, de acordo com o tópico correspondente", acrescentou.

Segundo o chanceler, o Uruguai e a China concordaram em avançar no estudo de viabilidade antes do final do ano, a fim de iniciar a segunda etapa, que seria "as negociações propriamente ditas".

Em 7 de setembro, Lacalle Pou tornou público que o país sul-americano e o gigante asiático pretendiam avançar em tal acordo, apesar da posição do Mercosul, que não permite aos países negociar acordos fora do bloco.

A China é o principal mercado para as exportações uruguaias, com 26,21% do volume faturado em agosto, de acordo com o último relatório mensal de comércio exterior da União de Exportadores do Uruguai.

PUBLICIDADE