PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

OMC prevê crescimento de 10,8% no comércio global neste ano

O dado da OMC fica acima das previsões apresentadas em março, quando a estimativa era de 8% em 12 meses - DENIS BALIBOUSE
O dado da OMC fica acima das previsões apresentadas em março, quando a estimativa era de 8% em 12 meses Imagem: DENIS BALIBOUSE

04/10/2021 13h02

O comércio mundial, que caiu 5,3% em 2020, por causa da pandemia da covid-19, está registrando alta e crescerá cerca de 10,8% neste ano, de acordo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Organização Mundial de Comércio (OMC).

Dessa forma, o dado fica acima das previsões apresentadas em março, quando a estimativa era de 8% em 12 meses.

No segundo trimestre de 2021, de acordo com a OMC, houve um forte crescimento no comércio, de 22%, em comparação com o mesmo período de 2020, que pode ser explicado pelas fortes quedas do meio do ano passado

Ainda segundo as informações divulgadas hoje, a previsão é que o aumento caia, fechando em 10,9% no terceiro trimestre, e 6,6% no quarto.

A OMC anda aponta que a redução no crescimento prosseguirá em 2022, em que a expectativa é de um aumento global nas trocas comerciais de 4,7%, índice que é mais otimista do que o divulgado em março, que era de 4%.

No relatório divulgado hoje, a organização adverte, no entanto, que "segue havendo um alto risco de que a situação se deteriore", caso aconteçam novos surtos de covid-19 ou outros tipos de tensão nas cadeias de distribuição.

A preocupação da OMS é sobre a atual de escassez de semicondutores e os atrasos nos portos, que podem contribuir com essas tensões em determinados setores, não se espera grandes repercussões mundiais.

Com esses dados, a OMC conclui que o PIB mundial poderia crescer em 5,3% neste ano, frente uma previsão de 5,1% feita em março. Para 2022, a alta seria de 4,1%, de acordo com a organização.

PUBLICIDADE