IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro lamenta falta de acordo por redução de tarifa comum no Mercosul

Bolsonaro destacou estar convencido de que essa medida "beneficiará todos os nossos setores produtivos" - Alan Santos/Presidência da República
Bolsonaro destacou estar convencido de que essa medida 'beneficiará todos os nossos setores produtivos' Imagem: Alan Santos/Presidência da República

17/12/2021 14h38

O presidente Jair Bolsonaro lamentou nesta sexta-feira que o Mercosul não tenham alcançado acordo para reduzir a tarifa externa comum em 10%, durante discurso na cúpula virtual realizada pelo bloco comunitário, que está sendo coordenada a partir de Brasília.

"Lamentamos que não conseguimos alcançar acordos sobre esse tema neste semestre", disse o chefe de Estado, sobre o período em que o Brasil exerceu a presidência rotativa do Mercosul.

Bolsonaro destacou estar convencido de que essa medida "beneficiará todos os nossos setores produtivos".

Na cúpula virtual, também estão participando os presidentes da Argentina, Alberto Fernández; Uruguai, Luis Lacalle Pou; e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que receberá no fim da reunião a presidência do bloco para o primeiro semestre de 2022.

A redução em 10% da tarifa externa comum era consenso prévio, mas o Uruguai condicionou nos últimos meses o apoio à aprovação pelo Mercosul da modificação de uma cláusula que impede os membros de negociar acordos comerciais com outros países ou blocos de forma individual.

A justificativa uruguaia é a de avançar em um pacto comercial com a China, que Lacalle Pou afirmou não ter como "voltar atrás".

Ainda assim, no mês passado, o Brasil se adiantou e anunciou, de forma unilateral, a redução de 10% da tarifa, após obter respaldo da Argentina, que era o único país reticente quanto a medida. Segundo explicou hoje Bolsonaro, foi um "movimento excepcional e temporário", forçado pelas dificuldades econômicas que foram geradas no Brasil pela pandemia da covid-19.