IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

G7 avança para acordo por preço limite nas exportações de petróleo da Rússia

27/06/2022 14h29

Elmau (Alemanha), 27 jun (EFE).- O G7 está concluindo um acordo para colocar um preço limite nas exportações de petróleo da Rússia para países fora dos Estados Unidos, da União Europeia (UE) e do próprio bloco de sete nações mais desenvolvidas do planeta, conforme afirmou nesta segunda-feira uma fonte da Casa Branca.

"Estamos perto de que os líderes do G7 decidam pedir urgentemente aos ministros envolvidos a desenvolver mecanismos para estabelecer um preço máximo global aos carregamentos de petróleo russo para países fora dos EUA, UE, Reino Unido e mais além do G7", disse um funcionário do alto escalão do governo americano.

A fonte indicou que o objetivo da medida é cortar "a principal fonte de receitas russa" e obrigar que caia o preço do petróleo de Moscou, minimizando, ao mesmo tempo, o impacto da medida sobre as economias do G7, que é composto por Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão.

Além disso, o funcionário relembrou que EUA, UE, Canadá e Reino Unido já aplicaram embargos ao petróleo da Rússia de maneira isolada e, agora, buscam fazê-lo de maneira coletiva, junto com outras potências, restringindo o acesso de Moscou a serviços que permitem a exploração de petróleo em outras partes do mundo. EFE