Kremlin garante que Rússia "não está interessada" em cortar gás para a Europa
"A Rússia não está interessada nisso", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva diária.
Peskov acrescentou que Moscou é um fornecedor de gás "responsável", apesar do que é dito em Bruxelas e Washington.
"A Rússia foi e continua sendo um país que garante em grande parte a segurança energética da Europa", destacou.
Por outro lado, o porta-voz advertiu que, "se a Europa continuar no caminho de adotar restrições e sanções sem sentido, que afetam a ela mesma, a situação será diferente".
"Mas, repito, a Rússia não está interessada nisso (cortar o gás para a Europa)", insistiu.
No último dia 21 de julho, Moscou retomou o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream com uma capacidade prevista de 40%, a mesma que tinha antes da paralisação técnica de dez dias.
O governo alemão declarou, no entanto, que a Rússia não é "um parceiro confiável", depois da retomada do abastecimento através do gasoduto, e respaldou a proposta da Comissão Europeia de reduzir o consumo de gás em 15%, incluído naqueles países que não dependem da energia russa.
De acordo com o Kremlin, as palavras dos líderes alemães "contrastam com a realidade e com a história do abastecimento".
Nesse sentido, Peskov assegurou que, mesmo nos "momentos mais difíceis", o lado russo continuou cumprindo seus compromissos relativos ao gás.
Quanto à atual redução no fluxo de suprimentos, o representante do Kremlin mais uma vez culpou "restrições ilegais" impostas por países europeus, incluindo a Alemanha. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.