Fernández recebe ministro da Economia argentino após visita aos EUA
Segundo indicou a presidência argentina, Fernández e Massa analisaram as reuniões de trabalho do ministro com funcionários do governo americano, incluindo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, e os encontros com investidores e empresários dos EUA.
Massa, que viajou aos EUA no dia 5 e retornou hoje à Argentina, também relatou ao presidente "avanços nas gestões" com organismos internacionais de crédito.
Entre outros, Massa, que assumiu o cargo de ministro da Economia no início do último mês de agosto, reuniu-se com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone.
Nesta segunda-feira, Massa qualificou como "excelente" seu encontro com Georgieva, com quem analisou o andamento do acordo de refinanciamento selado em março deste ano pela Argentina e o Fundo e que inclui revisões trimestrais das metas fiscais, monetárias e cambiais com as quais se comprometeu o país.
Georgieva, por sua vez, reconheceu em comunicado os "fortes passos" que o governo argentino tem dado para estabilizar os mercados e reverter um cenário de "alta volatilidade".
As metas de redução do déficit primário, de corte da ajuda monetária ao Tesouro e de acúmulo de reservas monetárias comprometidas com o FMI representam um grande desafio para a Argentina, que agora está focada em aumentar a entrada de dólares por meio de exportações, investimentos e créditos de organismos multilaterais.
Nesse cenário, e no marco da visita de Massa aos Estados Unidos, na semana passada o Banco Mundial anunciou que desembolsará um empréstimo de US$ 900 milhões à Argentina nos próximos seis meses, enquanto o BID prometeu um pacote de financiamento para o país de US$ 4,93 bilhões que serão desembolsados entre 2022 e 2023. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.