Alemanha e França decidem criar grupo de trabalho para fortalecer zona do euro
"Temos um entendimento amplo e comum das tarefas que estão diante de nós", disse Schäuble. "E concordamos que Alemanha e França têm uma responsabilidade comum...de serem o motor por trás da integração europeia".
O grupo irá elaborar propostas sobre questões como convergência fiscal e coordenação de políticas econômicas antes de uma reunião de ministros alemães e franceses marcada para julho, informou Le Maire. A reunião foi anunciada quando o recém-eleito presidente da França, Emmanuel Macron, visitou a capital alemã na semana passada.
"Precisamos de uma verdadeira coordenação das políticas econômicas", disse o ministro francês. Em alemão fluente, Le Maire afirmou estar convencido de que os dois países irão trabalhar bem juntos, não apenas pelo benefício mútuo mas também da Europa.
Ainda segundo Le Maire, Alemanha e França vão estudar oportunidades de investimento para impulsionar o crescimento e o emprego na zona do euro.
Desde a eleição de Macron, as duas nações têm indicado o objetivo de revigorar o motor franco-alemão e reformar a União Europeia.
Há uma semana, Macron e a chanceler alemã, Angela Merkel, prometeram fortalecer a UE durante encontro em Berlim, no primeiro dia útil do francês à frente da presidência. Na ocasião, Merkel também se mostrou aberta a eventuais mudanças no tratado da UE.
Schäuble e Le Maire seguem ainda hoje para Bruxelas para uma reunião do Eurogrupo, composto por ministros de Finanças da zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.