IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Meirelles comemora PIB, cita saída de recessão e considera dia como 'histórico'

Eduardo Rodrigues

Brasília

01/06/2017 10h12

Após a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, mostrar que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,0% no primeiro trimestre de 2017 ante o último trimestre do ano passado, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou o resultado e classificou o dia de hoje como "histórico". "Depois de dois anos, o Brasil saiu da pior recessão do século", afirmou o ministro, por meio de nota.

O PIB do primeiro trimestre do ano totalizou R$ 1,594 trilhão. Na comparação com os primeiros três meses do ano passado, ainda há um queda de 0,40%, mas o PIB teve a primeira alta na margem após oito trimestres de queda. A alta de 1,0% no primeiro trimestre ante o quarto de 2016 é a primeira nessa base de comparação desde o quarto trimestre de 2014

"Neste período, milhões de brasileiros perderam seus empregos, milhares de empresas quebraram e o Estado caminhou para a insolvência. O Brasil perdeu a confiança dos investidores e a confiança em si mesmo", lembrou Meirelles.

Segundo ele, o forte crescimento da economia neste início de ano é uma comprovação de que este processo já mudou. "Ainda há um caminho a ser percorrido para alcançarmos a plena recuperação econômica, mas estamos na direção correta", completou o ministro.