IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IBGE: POF está incluída em Sistema para ter versão simplificada e contínua

Vinicius Neder

Rio

26/06/2017 13h26

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) foi incluída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD). Assim como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), terá uma versão simplificada e contínua, mas ainda não há um prazo para o novo modelo ir a campo, segundo André Martins, gerente da POF.

"Seriam anuais, no modelo simplificado, mas não tem data efetiva para colocar em campo", afirmou Martins, em entrevista coletiva à imprensa sobre a POF 2017/2018 realizada nesta segunda-feira, 26.

A POF é usada para ponderar os pesos das diferentes despesas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Martins afirmou que a POF 2017/2018 ainda não tem calendário de divulgação, mas os dados serão conhecidos certamente em 2019. A próxima reponderação do IPCA será feita somente após a divulgação, ou seja, de 2019 em diante.

"Para atualizar do IPCA, tem toda uma metodologia", afirmou Martins, lembrando que o trabalho fica a cargo de outra equipe do IBGE.

O gerente da POF evitou comentar os possíveis efeitos que a recessão poderá ter nos hábitos de consumo dos brasileiros a serem medidos pela edição 2017/2018 da pesquisa. "Todas as pesquisas de orçamento procuram ter intervalo regular. Elas são executadas quando tem de ser executadas", afirmou Martins.