Fazenda vê inflação em queda 'do jeito que observador quiser olhar'
Para ele, com a inflação cadente, o que acontece na economia é salário real pra cima. "O salário nominal mexe pouco, mas com a inflação cadente o salário real sobe e na ponta, em termos anuais, o salário real está crescendo 4%. Isso é importante porque há aumento do consumo pelo aumento do poder de compra", disse acrescentando que os juros estão para baixo.
Mas, segundo ele, não é só para o Banco Central que está caindo a taxa de juro. "Esse juro do BC está sendo transmitido na ponta, nos juros de empréstimos dos bancos. Eles ficaram altos por um tempo e agora estão caindo de forma abrupta. O spread está caindo. Está tudo joia. Você olha para todos os lados e as coisas estão com a cara superboa", reforçou o secretário.
O único ponto da economia em que não há um sinal claro bom, afirmou o secretário, é o emprego. Segundo Kanczuk, o emprego não volta porque é sempre atrasado com relação ao resto da economia. "Em geral é um atraso de quatro a cinco meses", disse. O secretário disse que a previsão da Fazenda é a de que o desemprego só comece a cair de verdade no terceiro trimestre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.