Bolsas

Câmbio

Projeção do BC para saldo total do crédito em 2017 passa de 2,0% para 1,0%

Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues

Brasília

O Banco Central alterou a previsão de alta do estoque de crédito em 2017 ante o ano passado, de 2,0% para 1,0%. De acordo com cenário apresentado pelo chefe-adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, a expectativa de expansão na carteira de crédito livre passou de 2,0% para zero, enquanto a projeção de crescimento para o crédito direcionado foi de 2,0% para 1,0%.

"Já temos cinco meses fechados neste ano com um desempenho do crédito para pessoas jurídicas sem mostrar reação. Isso impacta mais intensamente o crédito livre", explicou Rocha. "As condições econômicas gerais são praticamente as mesmas, mas o crédito com uma recuperação ligeiramente abaixo do que imaginávamos", completou.

Apesar das revisões, o BC não informou dessa vez a nova estimativa para a relação crédito/Produto Interno Bruto (PIB) ao fim deste ano. A última projeção da autoridade monetária era de 48,0%.

Rocha também não informou novas projeções para o estoque de empréstimos dos bancos estatais, privados nacionais e privados estrangeiros em 2017. Segundo ele, a partir de agora, o BC não divulgará mais essas estimativas.

"O mais relevante é informar projeções por modalidade: total, livre ou direcionado. O perfil por tipo de controle de capital das instituições é mais uma informação setorial e menos uma informação estatística", respondeu o representante do BC.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos