Bolsas

Câmbio

Atividade da indústria paulista sobe 0,6% em maio com ajuste sazonal

André Ítalo Rocha

São Paulo

O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista subiu 0,6% em maio ante abril, em cálculo com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 29, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É o segundo crescimento consecutivo do indicador, que em abril apresentou avanço de 0,3% em relação a março.

Sem ajuste sazonal, o INA teve expansão de 10,4% em maio ante abril e avançou 3% na comparação com igual mês do ano passado. Por outro lado, no acumulado de 12 meses finalizados em maio, o indicador ainda registra queda, de 5,5%.

Em nota à imprensa, o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Fiesp, Paulo Francini, disse que a atividade da indústria paulista tem andado de lado. "A recuperação da atividade industrial segue lenta, hesitante e com viés de baixa", afirmou.

Em relação ao uso da capacidade instalada, o nível médio de utilização em maio, com ajuste sazonal, ficou em 75%, o que representa estabilidade em relação a abril e ligeira alta em relação a maio de 2016, quando o nível era de 74,7%.

Sensor

A pesquisa Sensor, que tenta antecipar o resultado do mês corrente, fechou em 50,9 pontos em maio, na série ajustada sazonalmente. Em maio, havia atingido 51,9 pontos. Leituras acima de 50 pontos sinalizam expectativa de aumento da atividade industrial para o mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos