Bolsas

Câmbio

Investimentos em campos de petróleo e gás devem se recuperar em 2017, diz AIE

Istambul

Os investimentos globais em campos de petróleo e gás provavelmente irão se recuperar modestamente neste ano, devido a um aumento acentuado nos gastos dos produtores de xisto nos Estados Unidos, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em um relatório nesta terça-feira.

O aumento de 3% no desenvolvimento de combustíveis fósseis previsto pela AIE em 2017 representa uma notícia positiva para a indústria, que passou pelo período mais longo de redução de gastos em meio século, após uma queda no petróleo que começou em 2014. De acordo com a agência, o aumento em 2017 é quase apenas explicado por uma elevação dos investimentos dos produtores de xisto americanos em 53%, que usaram técnicas de perfuração horizontal e fraturação hidráulica para criar uma indústria energética dos EUA em expansão.

Os bancos americanos mostraram-se dispostos a financiar projetos de xisto, mesmo que a maioria das empresas não produza lucros significativos, sustentando um grande ano de 2017 para perfuradores americanos. Havia também "gastos resilientes" nas indústrias de petróleo do Oriente Médio e da Rússia, segundo a AIE. "A indústria de petróleo e gás está realizando uma grande transformação na forma como opera", diz a agência em seu relatório anual sobre o investimento mundial em energia, entregue neste ano durante o 22º Congresso Mundial de Petróleo, realizando em Istambul. Fonte: Dow Jones Newswires.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos