BC informa sobre países com deficiências na prevenção à lavagem de dinheiro
A Coreia do Norte é a única instituição contra a qual, por orientação do Gafi, devem ser aplicadas contramedidas para proteger o sistema financeiro internacional dos riscos "correntes e substanciais" de lavagem e financiamento ao terrorismo. "O Gafi continua preocupado com o fracasso da República Popular Democrática da Coreia RPDC em solucionar as deficiências do regime de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e a séria ameaça que isto representa para a integridade do sistema financeiro internacional", informou o grupo. "Além disso, o Gafi está preocupado com a ameaça imposta pelas atividades ilícitas da RPDC relacionadas a proliferação de armas de destruição em massa (ADM) e seu financiamento."
No caso do Irã, o Gafi felicitou o país "pelo comprometimento em alto nível político de solucionar suas deficiências estratégicas, e sua decisão de buscar assistência técnica na implementação do plano de ação". No entanto, o grupo orientou seus membros e outras jurisdições a aplicarem medidas "de devida diligência reforçada proporcionais aos riscos que representa" o Irã.
O Gafi ainda listou países com deficiências estratégicas no caso de lavagem e financiamento ao terrorismo e para os quais foi desenvolvido um plano de ação em parceria com o grupo. É o caso de Bósnia e Herzegovina, Etiópia, Iraque, Síria, Uganda, Vanuatu e Iêmen.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.