Bolsas

Câmbio

Fitch reafirma rating do Reino Unido em AA, com perspectiva negativa

Nicholas Shores

São Paulo

A agência de classificação de risco Fitch reafirmou nesta sexta-feira o rating AA do Reino Unido e manteve a perspectiva negativa para a nota.

Em nota, a Fitch informa que a avaliação é fundamentada no cenário base de que haverá uma transição "suave" para a saída britânica da União Europeia em março de 2019, sob as condições anunciadas no Acordo Preliminar de 19 de março deste ano.

O rating, explica a agência, equilibra ainda uma economia de alta renda, diversificada e avançada com um endividamento público comparativamente alto.

"Vislumbra-se que, durante essa transição (que se espera durar até dezembro de 2020), a UE e o Reino Unido entrarão em acordo sobre o desenho de sua futura relação econômica e comercial, e que ao fim do período de transição um acordo de livre-comércio entre as duas partes entrará em vigor", afirma a Fitch.

A perspectiva negativa, de acordo com o comunicado, reflete os riscos contínuos, ainda que reduzidos, de uma saída hostil e disruptiva da União Europeia, que teria consequências negativas para o comércio, o investimento e os prospectos econômicos britânicos no curto e no médio prazos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos