Bancários e Fenaban negociam questões sobre saúde e condições de trabalho
A campanha unificada da categoria, liderada pelo Comando Nacional dos Bancários, argumenta que os funcionários dos bancos estão entre os que mais adoecem no País. "Se antes a maior causa de afastamentos eram lesões por esforço repetitivo, desde 2013 transtornos mentais e comportamentais se mantiveram como as enfermidades com maior incidência", aponta em nota a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das representantes da categoria na mesa de negociação, Ivone Silva.
"Isso evidencia o quanto a política de gestão dos bancos, focada na cobrança abusiva de metas, assédio moral, competição e sobrecarga adoece o bancário", afirma a sindicalista. Na reunião desta quinta-feira, os representantes dos bancários pretendem reivindicar a manutenção de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que "protegem a saúde dos profissionais e combatem o assédio". A categoria também pretende propor avanços sobre a reabilitação no retorno ao trabalho. "Não pode manter as mesmas condições que levaram ao adoecimento", diz Ivone.
Sobre a CCT, que tem validade até 31 de agosto, os representantes dos bancos ainda não assinaram um pré-acordo para garantir a vigência das cláusulas até que o novo acordo seja definido. Já há, porém, um compromisso nesse sentido, caso as negociações se estendam para além da data.
Já estão agendadas outras mesas de negociação, sobre questões relacionadas a emprego (25/7) e às cláusulas econômicas (1/8).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.