Presidente chinês defende cooperação comercial e condena protecionismo
O presidente da China pregou união entre nações emergentes, que compartilham o desafio do desenvolvimento. "Somos mais compreensivos uns com os outros e mais propensos a nos ajudar mutuamente. A China é o maior país em desenvolvimento do mundo e está comprometida a apoiar outros países em desenvolvimento", disse ele.
Xi Jinping declarou que "é preciso tornar a ordem internacional mais justa e mais igual". Ele destacou parcerias chinesas com países africanos, aos quais chamou de "irmãos", como investimentos em programas de segurança alimentar no continente.
Em meio a uma disputa comercial com os Estados Unidos, o chinês afirmou que "conflitos geopolíticos, protecionismo e unilateralismo vêm aumentando" e causam um "efeito cascata" que pressiona a economia global. "Trazemos uma mensagem clara de apoio ao multilateralismo", disse.
Xi Jinping manifestou o desejo da China de aumentar o grupo de países convidados pelo Brics - algo que ainda enfrenta resistências - e disse que é preciso buscar a cooperação numa escala mais ampla. "A China gosta disso", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.