Empresas entram no debate sobre as eleições
"Falar de eleição foi uma decisão consciente. O Burger King gosta de se posicionar, e não de ficar em cima do muro", diz Ariel Grunkraut, vice-presidente de marketing da rede. A empresa já tomou partido a favor de causas como o orgulho LGBT e a neutralidade da rede.
A montadora GM, que colocou no ar um filme no domingo, 30, para o veículo Cruze, com o mote "Como deveria ser", quer incentivar o eleitor a refletir antes de ir às urnas no domingo. "A ideia foi convidar todos a tomarem as melhores decisões, em todos os sentidos, incluindo a escolha do novo governante", explica Hermann Mahnke, diretor de marketing da Chevrolet.
Ferramentas
Com controladores que já participaram da cena política - Antônio Ermírio de Moraes chegou a disputar o governo de São Paulo e seu pai foi senador por Pernambuco -, o Grupo Votorantim foi pelo caminho da informação, com a criação do app Guia do Voto.
O conteúdo gratuito, desenvolvido em parceria com o professor Humberto Dantas, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), inclui informações sobre as atribuições de cada cargo público e a função dos partidos políticos, por exemplo. Uma das seções é intitulada "Se eu fosse um político". Nela, o usuário é convidado a responder 20 perguntas sobre diferentes tópicos, de economia a questões sociais. Com base nas posições apresentadas, o app ainda faz um "match" eleitoral com políticos.
Dentro do mesmo conceito, o empresário Abilio Diniz - sócio do Carrefour e da gigante dos alimentos BRF - também desenvolveu uma plataforma online para pregar o voto consciente. O empresário, que tem 1,6 milhão de seguidores nas redes sociais, aparece em posts e vídeos falando sobre as consequências das escolhas políticas - a estratégia também inclui entrevistas e artigos do empresário na imprensa. A agência responsável calcula que os conteúdos publicados atingiram cerca de 3 milhões de pessoas.
'Timing'
A campanha sobre o voto em branco do Burger King foi viabilizada em 72 horas, da filmagem ao envio dos arquivos com o vídeo à TV Record, canal onde o filme estreou no intervalo do debate dos presidenciáveis, no domingo, 30. Na terça-feira passada, 25, a agência David São Paulo foi às ruas de São Paulo para ouvir as justificativas de quem vota em branco. "A gente queria mostrar o que pode acontecer quando uma pessoa abre mão do direito de escolha", diz Rafael Donato, vice-presidente de criação da David. "E o que acontece é simples: você tem de aceitar a escolha dos outros."
Para explicar o conceito de forma simples, a rede criou o Whopper em branco. Os consumidores que aceitaram participar da filmagem receberam, então, um sanduíche só de pão, cebola e maionese. O menu indigesto serviu para propor uma reflexão, de acordo com Donato: "Se você não escolher, alguém fará a escolha por você. E pode não ser o que você imaginava".
No caso da GM, a campanha que foi ao ar na segunda-feira, 1, - mostrando paisagens de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador "repaginadas" de forma mais amigável - faz parte de um mote para o automóvel Cruze que começou a ser trabalhado no ano passado, segundo Mahnke.
Em uma peça de ativação anterior ao filme, a marca deixou um carro aberto no centro de São Paulo, propondo que as pessoas fizessem um test-drive grátis. Todos os que toparam o desafio devolveram o carro no mesmo lugar. "Foi uma espécie de teste de choque: o brasileiro é um caso perdido?", pergunta o executivo. E o resultado, diz, foi um sonoro não. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.