IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aneel aprova edital de leilão de transmissão marcado para 20 de dezembro

Anne Warth

Brasília

13/11/2018 12h29

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 13, o edital do leilão de linhas de transmissão, marcado para o dia 20 dezembro. A licitação será realizada na sede da B3, em São Paulo. Será o maior leilão de infraestrutura realizado pela Aneel nos últimos quatro anos, de acordo com o relator, diretor Sandoval de Araújo Feitosa.

O leilão contará com 16 lotes, nos Estados de Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O prazo de entrega das linhas vai variar de 48 meses a 60 meses.

Os lotes devem demandar investimentos de R$ 13,17 bilhões e 7.152 quilômetros de linhas de transmissão. As obras devem gerar 28.671 empregos. A receita anual permitida máxima será de R$ 2,139 bilhões. Os contratos serão assinados em 22 de março.

O leilão contará com lotes que já pertenceram à Eletrosul, que teve a caducidade de concessão de linhas declarada pelo Ministério de Minas e Energia em 1º de novembro. São lotes que vão reforçar o atendimento na Região Metropolitana de Porto Alegre. O atraso nessas linhas poderia afetar o escoamento de energia de usinas da região.